Primeiramente, essa vai ser uma nova coluna que aqui chamarei de “Hacks da Raqs” perdão pelo nome tosco, mas foi mais forte do que eu. Basicamente qualquer coisa que aplico na minha vida com alguma utilidade e que eu queira indicar, seja uma ferramenta, uma gambiarra, um truque ou simplesmente um Hack que me facilita algo.
Eu conheci a ferramenta Notion por volta de 2019 quando ainda não se falava tanto dela assim e eu optava por outros sistemas de organização que já era adepta, essa alternativa inclusive caiu total esquecimento na minha mente, até que há uns 6 meses quando notei uma enxurrada de conteúdos sobre, e após resistir por um certo tempo decidi dar atenção e vê um pouco do que havia de novo por lá, e a verdade é que me deparei com um MUNDO NOVO E INESGOTÁVEL DE INCRÍVEIS POSSIBILIDADES dentro do Notion. Não tinha noção do quanto havia evoluído e do quanto já era possível fazer dentro da plataforma e desde então passei a usar o Notion.
Não existe uma única forma correta ou maneira de como usar o Notion, sua versatilidade permite que adapte ele para sua necessidade de acordo com sua rotina. É Possível criar de listas mais simples até imensos quadros de processos, a plataforma permite muitas integrações com sistemas externos, o que pode ser uma mão na roda para centralizar absolutamente tudo sobre seus projetos, mas se engana quem se limita a ideia de que só dá para ser usado de maneira profissional.
Você pode criar áreas para organização de estudos, livros de receitas, roteiros completos de viagem, planilhas financeiras super detalhadas, tracker de hábitos, calendários de compromissos e por aí vai… as possibilidades são extensas.
A primeira vista, o aplicativo pode espantar e você se vê perdido, porém com poucos minutos fuçando dá para entender bem sua estrutura.
Quando dei chance para a ferramenta decidi usar os elementos mais básicos, mas que fizessem sentido para mim, o que mais gosto é que agrupamos tudo “como se fossem pastas” e podemos criar vários “universos” em um único lugar.
Você pode criar do seu modo ou utilizar templates prontos, fornecido pela própria plataforma, ou por outras pessoas que se dedicam a criar e muitos são disponibilizados gratuitamente.
o básico do básico
Para você iniciar sua organização com o Notion, precisa saber que o comando usado é simplesmente o “/” com ele você vai ter acesso a todos os recursos para montar seu board. Além disso, o Notion já possui recursos de Inteligência artificial colaborando muito com automatização a depender da finalidade que você vá usar e para isso basta apertar a tecla de espaço “Space”
Pontos interessantes sobre o Notion:
- Você pode usar no computador ou dispositivos moveis;
- Tem muita flexibilidade para personalização;
- É possível mesclar vários templates;
- Você pode utilizar em equipes e conceder permissão para outras pessoas assim trabalham em conjunto;
- Você pode organizar suas páginas e planilhas para catalogar as informações que desejar com tags e outros atributos.
Se existisse um “Clubinho de pessoas que são gratas pela existência do Notion” eu faria parte dele hahaha.
Nessa altura do campeonato você já percebeu as diversas possibilidades que a aplicação oferece, não utilizo 10% dos recursos e na minha rotina ele se tornou muito útil, claro não largo um papel e caneta para coisas rápidas do dia, mas encontrar uma maneira de organizar diversas lacunas do cotidiano me ajuda bastante a saber onde devo ter mais atenção ou focar mais esforços independente do contexto.
Mesmo que bem breve achei que compartilhar esse assunto por aqui seria interessante para quem estivesse em busca de um método melhor maneira de ordenar suas coisas.
Aqui deixarei também alguns links que são muito úteis com conteúdos que se aprofundam um pouco mais sobre sua utilização e alguns templates disponíveis para você começar nessa Jornada.
- Tour Pelo Notion – Sofia Brayner (Para começar usei o template disponibilizado nesse vídeo)
- como mexer no NOTION? | do ZERO
- Modelos de inspiração criados pelo Notion
Agora me fala, você já usou ou ouviu falar sobre essa ferramenta?
Um Beijo,
Deixe um comentário